Motor a Dois Tempos


MOTOR A DOIS TEMPOS

O motor a dois tempos (fig. 2.2.1; 2.2.2) é um tipo de motor de combustão interna. É um motor de tecnologia simples e robusta utilizado em aplicações que requeiram potências com baixo custo (motorizadas, pequenos automóveis, moto-serras, geradores eléctricos portáteis, modelos motorizados e equipamentos semelhantes).
No seu funcionamento, o motor a dois tempos não usa o cárter como depósito de óleo. A lubrificação obtém-se adicionando 5% de óleo directamente à gasolina durante o abastecimento. Durante a explosão da mistura gasosa, o óleo contido no combustível é projectado em todas a direcções do cilindro, permitindo depois a lubrificação do pistão e restantes partes móveis.











Fig. 2.2.1 – Admissão; Compressão      Fig. 2.2.2 – Expanssão; Escape

O motor possui duas janelas (fig. 2.2.1) para comunicar com o exterior e uma entre o cilindro e o cárter:
A janela de escape, colocada na parte inferior do cilindro e que faz a comunicação deste com o exterior, permite a saída dos gases queimados provenientes da expansão. É a janela de admissão, que permite a introdução da mistura gasosa formada pelo ar e pelo combustível na parte superior do cilindro. Ao ser iniciado o movimento ascendente do pistão, este obstrui todas as janelas, sendo comprimida a mistura gasosa existente na parte superior do cilindro durante esta parte do passeio do pistão. Ultrapassada a janela de admissão, esta fica a descoberto, permitindo a admissão da mistura gasosa no cárter. 
Quando o pistão atinge o PMS (fig. 2.2.2) (ponto morto superior) dá-se a explosão, devido à inflamação dos gases produzida pela libertação da faísca na vela, estes empurram o pistão em direcção ao PMI (ponto morto inferior), produzindo assim (W), movimentando a cambota. Durante esta parte do passeio, o pistão vai obstruindo a janela de admissão, enquanto vai libertando a de escape possibilitando a saída dos produtos provenientes da combustão.