Tipos de Rolamentos e Funcionalidades

Rolamento
A função do rolamento é minimizar a fricção entre as peças móveis da máquina e suportar uma carga. A maioria dos rolamentos actualmente consiste em um anel interno, um anel externo, vários corpos rolantes (esferas ou rolos) e uma gaiola.
São feitos principalmente de aço, mas outros materiais também são usados, como cerâmica.


Rolamento auto compensador de esferas

Inventado em 1907 pelo fundador da SKF, Sven Wingquist.
Permitiu acabar com as contínuas interrupções da produção causadas por falhas em rolamentos.
Como o alinhamento dos eixos não era suficientemente preciso para os rolamentos rígidos de esferas normalmente usados, os rolamentos falhavam devido ao desalinhamento. Os rolamentos auto compensadores de duas carreiras de esferas acomodavam o dito desalinhamento.


Rolamentos a gás

Rolamentos que consistem principalmente em um eixo e em uma caixa, separados por uma pequena fresta preenchida com ar comprimido. Esses rolamentos apresentam uma fricção muito baixa e podem funcionar em altas velocidades. Sua capacidade de carga, no entanto, é limitada.




Rolamentos auto-reparadores

Permite reduzir as concentrações de tensões que promovem a fadiga e o desgaste nas superfícies de rotação. Aqui uma esfera de aço em um rolamento rígido de esferas foi substituída por uma esfera cerâmica, resultando em um aumento considerável da resistência ao desgaste em comparação com um rolamento convencional inteiramente de aço.
Com este rolamento melhorou-se o desempenho em aplicações como: caixas de engrenagens industriais, maquinaria de fluidos e ferramentas eléctricas.

Rolamentos axiais de esferas

Os rolamentos axiais de esferas de escora simples da SKF compreendem uma anilha de eixo, uma anilha de caixa e um conjunto axial de gaiola e esferas. Os rolamentos axiais de esferas de escora dupla da SKF compreendem uma anilha de eixo, duas anilhas de caixa e dois conjuntos axiais de gaiola e esferas. Os rolamentos são separáveis para que a montagem seja simples. Os tamanhos menores estão disponíveis com uma superfície de assento plana ou esférica na anilha de caixa. Os rolamentos com anilha de caixa esférica podem ser usados juntamente com uma anilha de suporte esférica para compensar erros de alinhamento entre as superfícies de suporte da caixa e do eixo.


 Rolamentos axiais de esferas de contacto angular

Desenvolvidos para suportar cargas axiais, mas também acomodar cargas radiais além de cargas axiais. Os rolamentos de escora simples (1) são capazes de suportar cargas axiais actuando em uma só direcção. Em rolamentos de escora dupla (2), a carreira superior de esferas grandes possui alta capacidade de carga em uma direcção e a carreira inferior de esferas pequenas fixa o eixo na direcção oposta. Os rolamentos de escora dupla do tipo (3) são rolamentos de alta precisão; podendo suportar apenas cargas axiais.

1- Rolamento de escora simples
2- Rolamento escora dupla
3- Rolamento de alta precisão





Rolamentos axiais de rolos cilíndricos

Esse tipo de rolamento consiste em uma anilha de eixo, uma anilha de caixa e um conjunto axial de gaiola e rolos cilíndricos, sendo indicado quando as cargas axiais são pesadas.




Rolamentos axiais de rolos cónicos

suportar cargas axiais bastante pesadas, são insensíveis às cargas de choque e são rígidos.



Rolamentos axiais de rolos esféricos

Rolamentos axiais com uma carreira de rolos com superfícies de contacto esféricas. A carga é transmitida de uma pista para a outra em um ângulo, sendo consequentemente rolamentos apropriados para acomodar cargas radiais, além de cargas axiais actuando simultaneamente.


Rolamentos cerâmicos

Rolamentos com anéis e corpos rolantes de material cerâmico. Estão disponíveis como rolamentos de esferas e rolos, incluindo versões vedadas. As principais áreas de aplicação são bombas e compressores nos quais os rolamentos são lubrificados pelo fluido do processo.


Rolamentos de anel triplo









Rolamentos de esferas

Rolamentos que possuem esferas como corpos rolantes. Podem conter uma ou mais carreiras de esferas. Eles possuem fricção muito baixa e podem operar em alta velocidade. Utilizados em cargas moderadas. A figura mostra um rolamento rígido de esferas.



Rolamentos de esferas de contacto angular

Rolamentos de uma carreira de esferas nos quais as pistas dos anéis interno e externo são deslocadas entre si na direcção do eixo do rolamento. Com isso, as linhas de carga formam um ângulo com o plano radial. Isso significa que os rolamentos são particularmente apropriados para acomodar cargas radiais e axiais actuando simultaneamente em uma direcção. Normalmente, são montados em pares para proporcionar um arranjo de rolamentos rígido.

Rolamentos de ferramentas para bricolage.

Exigências rígidas são feitas em relação a arranjos de rolamentos para ferramentas para bricolage, e os rolamentos precisam ter um alto nível de precisão de giro e rigidez, além de baixa fricção, para proporcionar precisão à bricolage.


Rolamentos de rolos

Rolamentos que utilizam rolos como corpos rolantes, contendo uma ou mais carreiras de rolos. Eles têm uma capacidade de carga maior que os rolamentos de esferas de tamanho semelhante.





Rolamentos híbridos

Rolamentos com anéis de aço e corpos rolantes de material cerâmico. Os rolamentos híbridos apresentam uma vida útil mais longa que a dos rolamentos inteiramente em aço e são electricamente isolados. Podem trabalhar em altas velocidades e toleram lubrificação deficiente. Também estão disponíveis como rolamentos de esferas de contacto angular de alta precisão indicados para eixos de ferramentas de bricolage, etc.


Rolamentos para altas temperaturas

Rolamentos rígidos de esferas com grande folga interna, superfícies revestidas com fosfato de manganês e placas de protecção em ambos os lados. Dependendo do projecto interno, esses rolamentos permitem temperaturas de funcionamento de 250°C a até 350°C.São utilizados em vagões de fornos, fornalhas de túnel, fornos, etc.



Rolamentos para liberação de embraiagem

Quando a embraiagem de um carro é liberada, a carga das molas (que pressiona as metades da embraiagem uma contra a outra quando o motor acciona as rodas) é absorvida pelo rolamento de liberação da embraiagem. A SKF patenteou uma unidade de rolamento de embraiagem com auto centragem.


Rolamentos lineares

Rolamentos de esferas ou rótulas desenvolvidos para movimento linear.
O rolamento linear de esferas compreende uma gaiola plástica transportando segmentos de pista de aço temperado que orientam as esferas. O rolamento corre sobre um eixo temperado rectificado.
A rótula linear consiste em buchas plásticas montadas em uma caixa de aço, correndo em um eixo rectificado.